Graça

Passeio a pé - Bairro da Graça

Descrição do Passeio

Antigamente, a zona da Graça localizava-se no exterior das muralhas de Lisboa e só após a construção da muralha fernandina, em 1371, é que esta zona passou a estar contida nos domínios da cidade. Atualmente ainda é possível observar os vestígios das torres das muralhas no interior do convento.

Miradouro de Nossa Senhora do Monte

O Miradouro da Senhora do Monte, localizado no Bairro da Graça, oferece uma vista panorâmica única, uma das mais incríveis vistas de Lisboa, principalmente por localizar-se num dos pontos mais altos da cidade.

Neste Miradouro é possível observar algumas das maiores atrações turísticas da capital, com especial destaque para a  Igreja da Graça, o Estuário do Tejo e a Margem Sul, o Castelo de São Jorge e os telhados do Bairro mais histórico e cultural de Lisboa – o Bairro da Mouraria.

Na vista mais adiante, surge a Baixa Pombalina, as Ruínas do Convento do Carmo, a Serra de Monsanto e a Penha de França.

Miradouro-da-nossa-senhora-do-monte

Miradouro Sophia de Mello Breyner

Miradouro-sofia-de-mello-breyner

Situado junto à Igreja da Graça, rodeado de pinheiros, este é um local popular de Lisboa, principalmente com uma visão  panorâmica de telhados e construções típicas de Lisboa. É neste Miradouro onde é possível avistar o Castelo de São Jorge, a Mouraria, o Martim Moniz, a Baixa Pombalina, o Convento do Carmo, Monsanto, entre muitos outros locais turísticos.

Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora

Considerada um dos mais impressionantes edifícios lisboetas, a Igreja de São Vicente de Fora ergue-se como uma imagem emblemática do mecenato arquitetónico de Filipe I.

Atualmente o Mosteiro de São Vicente de Fora é a sede do Patriarcado de Lisboa. O Mosteira guarda uma das mais incríveis coleções de azulejos do Mundo, destacando-se as Fábulas de La Fontaine. No interior do Mosteiro. é possível encontrar os Panteões da Casa Real de Bragança e dos Patriarcas de Lisboa, e o Museu do Patriarcado. Do Terraço da Igreja, é possível desfrutar de uma das mais belas vistas sobre a capital e o rio Tejo.

Igreja-mosteiro-são-vicente-fora

Panteão Nacional

Panteao-nacional-portugal

O Panteão Nacional, classificado como Monumento Nacional, acolhe os túmulos de grandes vultos da História portuguesa e ocupa, atualmente, o edifício originalmente destinado para Igreja de Santa Engrácia.

O Panteão mantém, sob a cúpula moderna, o espaço majestoso da nave decorado com mármores coloridos, característicos da arquitetura barroca portuguesa. O Panteão é um elemento de referência na cidade, oferecendo uma vista privilegiada sobre a zona histórica da cidade e sobre o rio Tejo.

Feira da Ladra

A tradicional Feira da Ladra lisboeta começa de manhã cedo e termina à tardinha, no espaço do Campo de Santa Clara, onde centenas de vendedores e compradores fazem negócio. Neste espaço encontra variados artigos para venda, nomeadamente roupas, livros, antiguidades e muitos artigos novos e usados.

Feira-da-ladra- lisboa

Museu Militar

Museu-militar-lisboa

O Museu Militar de Lisboa é possuidor de um vasto e valioso património museológico. O Museu promove a valorização, o enriquecimento e a exposição do património histórico-militar a si atribuído.

Nos finais do Séc. XIX e início do Séc. XX, o seu primeiro Diretor – General José Eduardo Castelbranco – para apoiar a exposição das peças, ordenou a decoração de novas salas com trabalhos dos melhores artistas portugueses.

Museu do Fado

Inteiramente dedicado ao universo da canção urbana de Lisboa, o Museu do Fado abriu as suas portas ao público em 1998 para celebrar o valor excecional do Fado como elemento identificador da Cidade de Lisboa. O Museu do Fado celebra o enraizamento profundo do Fado na tradição e história cultural do País, bem como o seu papel na afirmação da identidade cultural e a sua importância como fonte de inspiração e de troca intercultural entre povos e comunidades.

Chafariz de Dentro ou Chafariz dos Cavalos

Provavelmente o Chafariz mais antigo de Lisboa, o atual Chafariz de Dentro, chamava-se anteriormente Chafariz dos Cavalos, contudo após o roubo das suas bicas de bronze (as cabeças dos cavalos)  por tropas castelhanas, o Chafariz passou a designar-se Chafariz de Dentro pela sua localização no interior dos muros da muralha fernandina.

Chafariz dE’l Rei

Certamente um dos mais antigos chafarizes da capital, crê-se que a origem do Chafariz d’El-Rei remonta a tempos muçulmanos. A sua estética foi sendo alterada ao longo dos séculos, fruto das diversas obras de reestruturação a que foi sujeito. No século XVI o chafariz era um recinto com muro, estando por baixo de três arcadas sobre colunas ornadas com o escudo régio e duas esferas armilares, contudo, foi no século XIX que alcançou a sua estética atual.

Arco de Jesus

Situado na Rua do Cais de Santarém, encosta-se ao velho Palácio dos Condes de Coculim, supõe-se que esta passagem foi utilizada pelos Cruzados quando auxiliaram D. Afonso Henriques, na altura da tomada de Lisboa em 1147.

Das primitivas doze portas da cerca moura, esta é a única que se manteve até aos nossos dias de hoje, daí a sua classificação como Monumento Nacional.

Sé Catedral de Lisboa

A Catedral de Lisboa apresenta um aspeto autoritário onde predomina o estilo Românico. Foram as várias obras de renovação ao longo dos anos e a mistura de estilos envolvidos que tornam este tempo num lugar muito especial para a identidade da cidade lisboeta.

Do lado de foram, a Catedral está protegida por muros grossos que funcionam como campanários, elementos  que conferem um aspeto mais característico e típico das fortalezas medievais. A fachada conserva ainda o seu estilo românico que remonta ao século XII, e onde se pode observar uma rosácea central.

No seu interior, é possível encontrar um templo que revela alguns elementos decorativos como é o caso da peça onde Santo António de Pádua foi batizado, alguns sarcófagos do século XIV e ainda uma Capela gótica que remonta ao século XIV.

se-catedral-lisboa

Nota: O ponto de encontro para o Passeio é em frente ao Teatro Dona Maria II – Praça D. Pedro IV Lisboa (38.714758622703926, -9.139723128341679). Os nossos Walking Tours são realizados por guias especializados e credenciados pelo Turismo de Portugal
Para a realização do Walking Tour deve trazer calçado adequado e uma garrafa de água. Se necessitar de transporte no concelho de Lisboa até ao Teatro Dona Maria II contacte-nos.
Cada Walking Tour tem uma duração mínima de 3 horas e uma duração máxima de 4 horas.